A acne é uma das dermatoses crônicas mais comuns nos consultórios de dermatologia. Ocorre quando os folículos pilosos são obstruídos por sebo e células mortas, o que leva ao aumento da colonização bacteriana pelo Propionibacterium acnes. Este processo gera inflamação com formação de pústulas, nódulos e cistos. Acomete aproximadamente de 80% a 90% da população jovem brasileira entre 13 e…
A calvície é um afinamento progressivo dos fios na região fronto parietal, causado por tendência genética e a ação do hormônio di-hidrotestosterona, no folículo piloso. A calvície, em algum grau, compromete cerca de 80% dos homens e 50% das mulheres durante a vida. A calvície, propriamente dita, não provoca queda de cabelo, mas sim afinamento progressivo, levando a atrofia da…
Caracteriza-se por perda brusca e completa de pelos em uma ou mais áreas do couro cabeludo, podendo afetar também outras regiões (barba, supercílio, púbis etc), sem sinais inflamatórios e de atrofia de pele, originando placas sem cabelo, de pele lisa, geralmente circulares, com 1 a 5 cm de diâmetro. Alterações ungueais estão presentes em 10- 66% dos casos, sendo que…
A celulite é uma condição clínica de causa multifatorial caracterizada pelo aparecimento de ondulações da pele, dando a esta o aspecto de casca de laranja. É mais freqüente em mulheres, estando associada ao aspecto particular da anatomia de sustentação do seu tecido gorduroso que apresenta disposição em septos verticais, enquanto nos homens o tecido gorduroso fica mais contido por sua…
Além das rugas, linhas de expressão e manchas, a flacidez é outro dos indicadores do envelhecimento, e o mais difícil de corrigir com tratamentos cosméticos. A flacidez é a falta de firmeza da pele, que é causada pela diminuição das fibras de colágeno e elastina da pele. Pálpebras, sulcos, o contorno do rosto se ressentem da diminuição do colágeno, da…
A flacidez é um dos problemas que mais incomodam o público feminino. Ela é decorrente da diminuição da tonicidade da pele, sendo o sedentarismo e a má alimentação os principais agravantes da situação. A prática de exercícios físicos estimula o tônus muscular, melhorando a flacidez corporal. Nas mulheres após a menopausa e idosos de ambos os sexos, observa-se a substituição de…
O surgimento das olheiras não se limita a noites maldormidas ou cansaço. Vários fatores podem ser determinantes para seu aparecimento, como hereditariedade, alergias, asma e eczema, idade, gordura localizada e alteração da estrutura óssea. O tratamento visa melhorar o olho fundo, o pigmento e os vasinhos. Por isso, o tratamento deve ser individualizado, combinando as diversas terapias. Nos casos dos…
O melasma é uma hipermelanose adquirida caracterizada pelo aparecimento de manchas acastanhadas localizadas, principalmente, no rosto e raramente no corpo. Ocorre preferencialmente em mulheres hispânicas e asiáticas e em cerca de dez por cento dos homens. A causa do melasma é desconhecida. Porém, pode ser relacionada a fatores genéticos raciais, hormonais e ambientais como a radiação solar. O cloasma gravídico…
A rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele, semelhante à acne, e que acomete principalmente as mulheres na fase adulta, ainda sem causa definida. Ocorre vermelhidão e calor, principalmente na região central da face, devido à presença de pequenos vasos sanguíneos dilatados (telangiectasias). Com a progressão da doença, as lesões ficam avermelhadas e elevadas (pápulas), surgem pústulas (pontos amarelos)…