Nome dado ao ato cirúrgico que se destina à obtenção de um fragmento de pele para ser enviado ao laboratório para a posterior análise visando firmar um diagnóstico suspeito de uma doença. O laudo é o resultado do exame que conterá o diagnóstico ou suspeitas diagnósticas que orientarão a conduta do médico responsável pelo paciente. Como a pele é de…
A dermatoscopia, ou mapeamento corporal, é um método que permite avaliar lesões pigmentadas da pele, definindo sua natureza, distinguindo-as como lesões benignas, suspeitas ou altamente suspeitas de melanoma (maligno), e indicando ou não a necessidade de retirada cirúrgica. Neste procedimento o dermatologista examina sua pele com a ajuda de um aparelho, o dermatoscópio, que permite uma visualização das estruturas internas…
Tricoscopia (exame dermatoscópico do couro cabeludo) é um exame que permite examinar detalhes do couro cabeludo que são imperceptíveis ao exame clínico tradicional. Isso permite saber a dimensão da perda de cabelo e então decidir sobre o tratamento em cada caso. Uma das principais vantagens dessa técnica além da precisão, é que ela não é invasiva. Ou seja, não carece…
Criocirurgia, também conhecida como crioterapia, é um processo terapêutico baseado no tratamento de lesões pelo frio. O resfriamento rápido da pele provoca inúmeras alterações imunológicas e destruição dos tecidos, inclusive, podendo induzir à morte celular programada (apoptose). Vários agentes químicos diferentes podem ser utilizados para se conseguir o resfriamento abrupto da pele. O mais comumente usado é o nitrogênio líquido,…