A queda de cabelo é uma mudança no ciclo capilar que provoca o aumento dos fios na fase da queda. Assim, quando está tudo normal e equilibrado no organismo humano, cerca de 80% dos fios do couro cabeludo estão crescendo e 10% estão em fase de repouso ou queda. O cabelo tem um ciclo constante, posto que, em média, um cabelo cresce por volta de 4 anos. Em seguida, entra na fase de repouso por 3 a 5 meses, cai e volta a nascer. Assim, completa um ciclo: nascimento – crescimento – repouso – queda – nascimento, e assim por diante.

O número normal de fios de cabelos que caem por dia varia de 60 a 100 fios. Contudo, o mais importante é haver percepção da mudança de quantidade de fios. Assim, é possível procurar diagnóstico e tratamento o mais precocemente possível. As causas são enormes como eflúvios ( é um nome dado para queda capilar difusa sem alterações na estrutura do fio, pode acontecer por vários motivos e, em princípio, começa alguns meses após o problema desencadeante ), alteração da Tireoide, anemia, doenças infecciosas. Outras causas muito comuns são o pós-parto, cirurgias em geral , regimes extremos, causa emocional, drogas/Medicações, desnutrição e falta de vitamina – a

O tratamento da queda de cabelo consiste na correção das causas quando forem detectadas. Como deficiências alimentares, doenças associadas ou alterações emocionais. É importante lembrar que a queda ocorre rapidamente, mas o crescimento de um novo fio demora, pois ele cresce cerca de 1 cm por mês. Por isso, a recuperação e o crescimento dos cabelos serão percebidos de forma gradativa. A terapia deve ser realizada com medicamentos via oral e/ou tópicos. Ambos necessitam de uso por longa duração para resultados satisfatórios.